TATIANA AZEVEDO
entregue às palavras
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e em Cinema pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (Paris, França), Tatiana Azevedo é roteirista, pesquisadora e poeta - seu primeiro livro tem publicação prevista para o segundo semestre de 2021 pela Editora Penalux.
Seu documentário Três Tabelas, fotografado por Bob Wolfenson e selecionado para o Festival de Courts-Métrages de Clermont Ferrand, se destacou na seção experimental Labo.
Nos anos em que morou em Paris, trabalhou como Assistente de Direção em publicidades, reality shows musicais, curtas e longa-metragem. De volta ao Brasil, voltou a se dedicar à Pesquisa e Roteiro Audiovisuais, colaborando com produções para a TV Cultura, Canal
Futura, TV Brasil etc, e escreveu e dirigiu o documentário Kamishibai, contemplado no Edital de Co-patrocínio daPrefeitura de SP.
Em paralelo, segue desenvolvendo seus projetos artísticos, como a série documental “Mbarai Mbaraete - Música de Resistência” (Belina Filmes, 2021), sobre música contemporânea indígena, cujo projeto foi selecionado pelo Laboratório de Roteiros do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, com Paulo Lins (autor de “Cidade de Deus”) e Sylvia Palma (“Condor”), e o podcast “Lideranças Femininas na Micropolítica”, com a filósofa e pesquisadora em Ética, Estética e Epistemologia social a partir do Feminismo decolonial, Caroline Marin.